domingo, 25 de março de 2012

ONDE ESTAR A ACADEMIA DAS CIDADES DE PALMEIRINA, O DINHEIRO SAIU MAIS A ACADEMIA, SÓ PROMESSAS. ACORDA PALMEIRINA!!!!!!!

Ministério da Saúde anuncia a implantação de 2.000 academias da saúde. 73 em Pernambuco

Lançada em abril, a estratégia estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que serão contemplados pelo Programa Academia da Saúde, que estimulam a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Em todo o Brasil, foram selecionados 2 mil polos que serão instalados em 1.828 municípios, sendo 73 unidades em Pernambuco. O anúncio foi realizado durante a 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários e apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre.
“As Academias da Saúde são mais do que espaços públicos de lazer: trata-se de meios de acesso às práticas corporais pela maioria da população, com impacto direto na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, ressalta o ministro. Padilha observa que a construção desses espaços é uma das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades e redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – medidas previstas no Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das DCNT. Lançado em agosto, tem como meta a redução de 2% ao ano das mortes prematuras por essas doenças. O objetivo é alcançar melhorias em indicadores relacionados ao tabagismo, álcool, sedentarismo, à alimentação inadequada e obesidade.
A ação do Ministério da Saúde é baseada no programa Academia das Cidades, criado pelo senador Humberto Costa em 2001, quando este foi secretário da Saúde da Prefeitura do Recife. Trata-se de espaços públicos construídos para a prática de atividade física e culturais.
LEIA MAIS:
>>> Outras notícias sobre os programas Academia das Cidades e Academia da Saúde.
Sedentarismo e obesidade – De acordo com o estudo Vigitel 2010, 16,4% dos brasileiros são sedentários; ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa ou outros tipos de trabalho. A pesquisa também mostra que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%) e existe diferença importante em relaçao a escolaridade, 12% da populaçao com menos escolaridade é ativa e 20% da populaçao com 12 anos ou mai s de escolaridade é ativa, mostrando a importancia de investir em espaços que promovam atividade física para ampliar o acesso da populaçcoa de baixa renda. A Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, durante cinco ou mais dias por semana.
Outro indicador preocupante se refere ao sobrepeso e à obesidade. O Vigitel 2010 mostra que 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos. “A obesidade é, em geral, consequência de alimentação inadequada e inatividade física, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo”, alerta Deborah Malta.
Confira a lista de municípios beneficiados em Pernambuco:
- Afrânio
- Agrestina
- Aliança
- Angelim
- Araripina
- Belo Jardim
- Betânia
- Bodocó
- Bom Conselho
- Brejão
- Brejo da Madre de Deus
- Buíque
- Caetés
- Calçado
- Capoeiras
- Carnaíba
- Caruaru (duas)
- Cupira
- Dormentes
- Exu
- Gameleira
- Garanhuns (duas)
- Granito
- Gravatá
- Ibimirim
- Ibirajuba
- Igarassu
- Ilha de Itamaracá
- Ingazeira
- Ipojuca
- Itaíba
- Itapetim
- Jaboatão dos Guararapes (três)
- Jatobá
- Joaquim Nabuco
- Jucati
- Jupi
- Limoeiro
- Manari
- Moreilândia
- Olinda (duas)
- Orobó
- Palmares
- Palmeirina
- Paranatama
- Parnamirim
- Paudalho
- Pedra
- Petrolina (duas)
- Poção
- Quipapá
- Quixaba
- Saloá
- Santa Cruz
- Santa Filomena
- Santa Maria do Cambucá
- São Joaquim do Monte
- São José do Egito
- Serra Talhada
- Solidão
- Tacaratu
- Taquaritinga do Norte
- Terezinha
- Timbaúba
- Vicência
- Vitória de Santo Antão
- Xexéu
http://www.senadorhumberto.com.br/ministerio-da-saude-anuncia-a-implantacao-de-2-000-academias-da-saude-sendo-73-em-pernambuco/

Um comentário: