quarta-feira, 21 de março de 2012


Fenelon quer piso nacional dos professores cumprido em todo o Estado

O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, expediu recomendação aos promotores de Justiça de todo o Estado para que fiscalizem, em seus respectivos municípios, o cumprimento do novo piso salarial nacional do magistério da rede pública. O Ministério da Educação conferiu aos professores de nível médio e com jornada de 40 horas semanais elevação da remuneração mínima de R$ 1.451, o que significa 22,22% de reajuste. O chefe do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ainda recomenda que os promotores adotem todas as medidas necessárias para o cumprimento do valor reajustado, inclusive ações judiciais.
Segundo Fenelon, a lei deve ser observada por todos, incluindo os municípios com pequena arrecadação. Neste caso, ele ressaltou que, na própria lei que instituiu o piso do magistério, está previsto que a União deve complementar o valor necessário para o seu cumprimento. “A União deverá completar (o valor do piso) nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenham disponibilidade orçamentária para cumprir”, advertiu o procurador-geral no texto da recomendação, publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (06/03).
O procurador justificou que a recomendação surgiu após notícias veiculadas pela imprensa de que municípios não estariam respeitando a lei. “Essa é uma medida que visa, sobretudo, a valorização das educação, que é a base da construção da cidadania. O Ministério Público, que tem na defesa da cidadania um dos seus principais pilares, não poderia deixar passar em branco essa questão”, afirmou Aguinaldo Fenelon.
O cálculo da nova quantia foi baseado na variação ocorrida no valor anual mínimo pago por aluno, definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011. O procurador destaca que piso salarial é um direito difuso à educação de qualidade e está disposto em lei, cabendo a todos respeitá-lo.
De acordo com o art 5º da Lei nº 11.494/07, que regulamentou o Fundeb, o valor por aluno do ensino fundamental terá como parâmetro aquele praticado em 2006 (R$ 1.130,34). A artigo ainda prevê que esse valor será corrigido anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/20120306_piso_professores2


Um comentário:

  1. Mais Palmeirina não faz parte de Pernambuco nem do Brasil. Palmeirina foi fundada na fazenda CATÃO dirigida por HITLER CATÃO.Os professores desta terra não terão direito ao piso porque o dinheiro é insuficiente para pagar os seus débitos,financiar a campanha e pagar aos professores.Os docentes estão com uma perca salarial de 38,07% e o DITADOR vai enviar um projeto para câmara de 5,5%.PARABÉNS Sr.Prefeito!!Assim é que se governa!!Oprimindo,perseguindo e marginalizando a classe que lhe colocou no poder. Foi através da luta dos professores que Vossa Senhoria fez a sua política.Será que essa mesma classe irá votar no seu candidato? Só se não tiver caráter!!! Apesar que tem muitos aí de rabo preso, ganhando uma mísera gratificação que se deixa oprimir.ACORDEM MEU POVO! NÃO SEJA CONIVENTE AOS DEMANDOS DESSE DITADOR!

    ResponderExcluir